Vizinhos relatam cheiro de gás após explosão que matou dois homens e destruiu oito casas; idosa está sob escombros
19/10/2025
(Foto: Reprodução) Vizinhos relatam cheiro de gás após explosão que matou dois homens e destruiu oito casas
Vizinhos sentiram um forte cheiro de gás após a explosão que destruiu oito casas neste domingo (19), no bairro de Ouro Preto, em Olinda (veja vídeo acima). O acidente deixou dois homens mortos e nove pessoas feridas. Além disso, uma idosa cadeirante está sob os escombros, e o Corpo de Bombeiros faz buscas pela vítima.
A primeira vítima que morreu foi Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, que faleceu no local. O segundo morto foi um idoso de 67 anos chamado José de Lima. Ele teve queimaduras graves em 90% do corpo e foi levado de helicóptero para o Hospital da Restauração (HR), mas morreu pouco depois.
✅ Receba as notícias do g1 PE no WhatsApp
O auxiliar de serviços gerais Davison Lúcio tem parentes que moravam nas casas atingidas. Ele contou que quebrou uma parede para ajudar no resgate das vítimas, e foi uma das pessoas que sentiram o cheiro de gás.
"Só ouvi o barulho e, quando saí de casa, vi aquela poeira enorme, o barulho e um cheiro de gás muito forte. Tentei ajudar, mas a fiação estava dando choque e me tiraram. Quebrei a parede para poder resgatar eles por trás", declarou.
O porteiro Danilo Souza mora a poucos metros do local da explosão. Ele também auxiliou no resgate das primeiras vítimas retiradas do local, e também relatou cheiro de gás.
"Foi uma explosão muito grande, um barulho imenso. Quando chegamos, estava uma bagunça e tinha gente embaixo, gemendo. A gente se juntou e começou a tirar os meninos. Nem nos piores pesadelos da gente imaginava que ia acontecer isso. É luto, a comunidade de Jatobá está de luto", disse.
Imagem aérea mostra local de explosão em Olinda
Defesa Civil de Olinda/Divulgação
A idosa que está sob os escombros é Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, que é cadeirante. Ela é esposa de José de Lima, que morreu no Hospital da Restauração.
Segundo o major Melquisedeque Calado, supervisor da operação de resgate, havia cinco casas no térreo e três no primeiro andar. Todas foram destruídas.
"Resgatamos cinco vítimas e outras foram retiradas por populares. Nossa equipe de cães identificou um local onde essa vítima pode estar. O trabalho é minucioso e a gente tem que tirar com muito cuidado os escombros, porque o imóvel está muito comprometido. Se usarmos equipamentos aqui, pode ser que o imóvel sofra outro colapso e dificulte ainda mais o acesso", explicou.
A explosão
Explosão atinge oito casas conjugadas e deixa uma pessoa morta em Olinda
Não foi informada a causa da explosão, que aconteceu por volta das 7h30. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano informou que foi acionado às 7h32 e que enviou 14 viaturas para o local.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde de todas as vítimas feridas. No local, a TV Globo apurou que duas crianças e uma mulher foram levadas para a UPA de Olinda.
Segundo o secretário-executivo de Defesa Civil de Olinda, coronel Carlos D'Albuquerque, uma casa vizinha ao terreno onde ficavam as oito residências será desocupada porque uma parede caiu sobre o telhado. Outras casas próximas também foram danificadas, mas não precisarão ser interditadas.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias