Uespi lança edital de cursos de línguas online com mais de 700 vagas
09/10/2025
(Foto: Reprodução) Uespi oferece 708 vagas, sendo 532 para adultos e 176 para crianças.
Ascom Uespi
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX), lançou, nessa quarta-feira (8), o edital dos Cursos de Línguas Online, voltados para o público adulto e infantil. A iniciativa reforça o compromisso da instituição com a educação inclusiva, gratuita e de qualidade, alcançando participantes dentro e fora do estado.
Estão sendo oferecidas 708 vagas, sendo 532 para adultos e 176 para crianças, distribuídas entre os cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e Português. Todos os cursos são gratuitos, realizados de forma online, e contam com certificação oficial da Uespi.
As inscrições serão realizadas no período de 14 a 18 de outubro no site da Uespi , com níveis do inicial ao avançado, inclusive para quem busca proficiência. As aulas para o público adulto começam no dia 8 de novembro e para o infantil no dia 10, com aula inaugural no dia 7 de novembro pelo YouTube da Uespi.
O diretor do Departamento de Línguas (DL), professor Josinaldo Oliveira, destacou o alcance nacional da iniciativa e o papel da universidade na formação linguística e cultural. “Esses cursos vão para qualquer lugar do Brasil. Já tivemos, em editais anteriores, participantes de vários estados, inclusive crianças, e este não será diferente. Temos 532 vagas para adultos e 176 para o público infantil. As inscrições começam no dia 14 de outubro, às 10h, no site da Uespi. Todos os cursos são gratuitos e de qualidade. É um momento de celebração do aprendizado e da inclusão”, completou o diretor.
O reitor da Uespi, professor Evandro Alberto, parabenizou a equipe da PREX e do Departamento de Línguas pela ampliação do projeto e destacou a relevância do aprendizado de idiomas no mundo atual.
“Este lançamento é fundamental e impacta diretamente, pois a comunicação em outros idiomas é cada vez mais essencial. Culturas e tecnologias aproximam países, exigindo domínio linguístico para entender as transformações globais e acompanhar a inovação. A Uespi avança nessa iniciativa, com planos de ampliar a oferta de idiomas para promover inclusão, integração e conhecimento de qualidade”, concluiu