Moradores da região oeste de Sorocaba espalham cartazes de alerta sobre roubos de celular
14/10/2025
(Foto: Reprodução) Moradores fazem cartazes alertando sobre roubos de celular em Sorocaba
Os moradores da rua Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, região oeste de Sorocaba (SP), espalharam cartazes pelos postes com alertas para pedestres e motoristas devido aos aumentos de casos de roubos e assaltos.
O mais irônico é que o endereço fica próximo do plantão policial, da Delegacia Seccional e à sede da Delegacia de Investigações Criminais (Deic). Mesmo assim, segundo os moradores, os criminosos continuam agindo sem medo. Por isso, eles resolveram chamar a atenção para que as pessoas reforcem o cuidado com celulares e objetos de valor.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Se o medo escancara a falta de segurança, por outro lado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), afirma que os dados de roubos nos primeiros nove meses de 2025 caíram em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo os dados, os roubos em Sorocaba (SP) caíram de 819 para 600, com uma redução de 29%, jJá os furtos tiveram uma leve queda, de 1170 para 1160 casos.
Em Jundiaí (SP), os casos de roubos passaram de 519 para 462, com uma queda de 11%, e os furtos diminuíram de 757 para 604, com redução de 8%. Já em Itapetininga (SP), os roubos caíram de 73 para 47, com 35% a menos, e os furtos de 243 para 183, uma queda de 24%.
Porém, mesmo com esses registros, os moradores dizem que o medo permanece.
“A gente tenta evitar mexer no celular na rua, mas às vezes é necessário, por causa de uma ligação ou localização. É complicado viver com essa insegurança”, disse à TV TEM um morador que não quis se identificar.
O que diz a polícia?
A polícia orienta que todas as vítimas de furtos e roubos devem registrar boletim de ocorrência. Assim, as forças de segurança conseguem planejar melhor o patrulhamento nos bairros.
Moradores da região oeste de Sorocaba (SP) espalharam cartazes pelos postes com alertas sobre furtos.
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM