Quais são as frutas e verduras mais comercializadas em MS e de onde vêm
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Ceasa-MS
Redes Sociais
A Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) recebe toneladas de frutas, verduras e legumes de diversas regiões do Brasil e até do exterior. A banana liderou o ranking de vendas no primeiro semestre de 2025, seguida pelo tomate e pela batata.
O g1 agrupou as 10 frutas e legumes que foram mais comercializadas na Ceasa, principal centro de distribuição de hortigranjeiros no estado e desempenha papel essencial no abastecimento dos mercados locais. Veja a lista mais abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O diretor de abastecimento e mercado da Ceasa-MS, Fernando Begena, explica que os dados dos produtos mais vendidos são norte para as tomadas de decisão dos produtores agrícolas de Mato Grosso do Sul.
“Esses dados são importantes não apenas por refletirem os hábitos de consumo sul-mato-grossense. Eles mostram, para os governos estaduais, municipais e toda a cadeia produtiva de hortifrutigranjeiros, quais produtos têm espaço para serem explorados comercialmente desde que isso seja feito seguindo critérios técnicos, com escala de produção e constância no abastecimento”.
De banana a mandioca
🍌 Banana - a fruta chegou a Mato Grosso do Sul de 11 estados diferentes, entre eles Ceará, Paraná e Minas Gerais. Só do território mineiro, foram mais de 7 mil toneladas de banana. Do estado do nordeste, foram enviadas 4,6 mil toneladas.
🍅 Tomate - a fruta foi a segunda mais comercializada, com 12,8 mil toneladas, conforme os dados da Ceasa-MS. Ela veio de dez estados, incluindo Bahia e Paraná. A Bahia enviou 617,7 toneladas, e o Paraná foi o principal fornecedor, com 3,3 mil toneladas.
🥔Batata - o legume foi o terceiro mais comercializado com 11 mil toneladas vendidas. Enviado por oito estados, sendo o Paraná o principal fornecedor, com 5,8 mil toneladas. O Pará, a cerca de 2,8 mil km da capital, contribuiu com 27,5 toneladas.
🧅 Cebola - sendo o quarto legume mais vendido com 7 mil toneladas comercializadas. Além de sete estados brasileiros, a Ceasa-MS recebeu 194,2 toneladas da hortaliça vindas da Argentina.
🍉 Melancia - ocupa a quinta posição, com 6,2 mil toneladas. Do total, 2,1 mil foram produzidas em Mato Grosso do Sul. A fruta também veio de 13 outros estados, entre eles Pernambuco, que enviou 7 toneladas mesmo estando a 3,1 mil km de Campo Grande.
Importação e produção local
🍎 Maçã - a maçã se destacou como a fruta mais importada. De janeiro a junho, foram 293,7 toneladas trazidas de outros países, como Argentina, Chile, Uruguai e Portugal. Considerando também a produção nacional, o total de maçãs comercializadas no estado chegou a 3,9 mil toneladas no período.
🍠Mandioca - por outro lado, a mandioca é um produto essencialmente nacional, com destaque para a produção local. O Mato Grosso do Sul foi responsável por 3 mil toneladas comercializadas na Ceasa-MS, consolidando-se como principal fornecedor do tubérculo na região. Outros estados como Minas Gerais, São Paulo e Paraná também contribuíram com o abastecimento.
Alta no PIB de MS: Projeção indica crescimento de 4,2%, impulsionado por agro e celulose
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: