Operação de combate a crimes ambientais prende 11 pessoas no Vale do Jequitinhonha
09/10/2025
(Foto: Reprodução) Furto de madeira e produção ilegal de carvão estão entre os crimes investigados
Polícia Civil
Onze pessoas foram presas em uma operação de combate a crimes ambientais nas cidades de Capelinha, Veredinha, Turmalina e Itamarandiba.
A ação, denominada Ignis-Petra, foi realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a Polícia Militar (PMMG) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
De acordo com um balanço divulgado pela PCMG nesta quinta-feira (9), a operação tinha como foco coibir crimes como furto de madeira e produção ilegal de carvão.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
Os agentes de segurança cumpriram 12 mandados de busca e apreensão e realizaram também fiscalizações em fazendas. Foram recolhidos armas, munições, veículos, equipamentos, madeira, carvão, celulares e documentos, além de dinheiro e cheques. Também foram destruídos fornos e lavrados autos de infração ambiental pela Semad e pelo Ibama.
Ação reuniu mais de 120 agentes
Polícia Civil
A PCMG detalhou que as prisões ocorreram em função dos materiais recolhidos durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.
“A operação Ignis-Petra é resultado de investigações conjuntas e contínuas, voltadas à repressão de práticas criminosas que causam prejuízo ambiental e econômico à região. A PCMG continuará com as apurações para aprofundar as investigações sobre a origem e o destino dos materiais apreendidos, bem como sobre o envolvimento de outros suspeitos.”
A ação foi conduzida pelo 14º Departamento de Polícia Civil em Curvelo e o Departamento Estadual de Investigação de Crimes Ambientais (Dema), com apoio da Coordenação Aerotática (CAT) da PCMG. Mais de 120 agentes das forças de segurança e de fiscalização ambiental participaram.
Policiais cumpriram 12 mandados de busca e apreensão
Polícia Civil
VEJA TAMBÉM:
Artesanato garante renda a mulheres do Vale do Jequitinhonha
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.