Empresa inicia limpeza da segunda lagoa de estabilização de esgoto que foi tomada por algas em Ourinhos
09/07/2025
(Foto: Reprodução) Ação foi iniciada após notificação da Cetesb, em junho deste ano. Retirada dos aguapés nas bacias dos rios Paranapanema e Pardo deve ser concluída até o fim de julho. Empresa inicia limpeza das lagoas de estabilização de esgoto em Ourinhos
A concessionária Ourinho Saneamento, que cuida dos serviços de água e esgoto de Ourinhos (SP), iniciou a limpeza da lagoa do rio Pardo nesta terça-feira (8). O local e a lagoa Paranapanema foram tomados por aguapés.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A limpeza da lagoa só teve início após a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) notificar a empresa Ourinho Saneamento, concessionária dos serviços de água e esgoto de Ourinhos, em junho deste ano.
A Lagoa Paranapanema foi a primeira a iniciar o processo de remoção das algas que, apesar de serem benéficas para as bacias, concentram grande quantidade de mosquitos, reclamação antiga da população de Ourinhos.
Máquinas escavadeiras vêm sendo utilizadas para retirar as algas aquáticas, conhecidas como macrófitas, que cobrem grande parte da superfície da água.
Segundo Rodrigo Medeiros, gerente geral da Ourinho Saneamento, a retirada busca, entre outros objetivos, ajudar no controle da proliferação de pernilongos, um dos principais incômodos relatados por moradores da região.
"Agora chegou o momento da gente fazer essa retirada, fazer esse controle das macrófitas, mesmo ela sendo benéfica para o tratamento. A gente entende que precisamos dar essa contribuição para esse controle dos mosquitos, dos pernilongos na cidade.", explica Rodrigo.
Ele explicou ainda que o material retirado das lagoas será deixado nas margens para secagem e, posteriormente, receberá a destinação correta.
A Cetesb, responsável pela fiscalização, informou que prorrogou o prazo inicial, que era de duas semanas a partir de junho, e agora acompanha o cumprimento do novo cronograma estabelecido. A previsão da empresa é concluir a limpeza total das duas lagoas até o final de julho.
Após notificação da CETESB, limpeza de lagoas usadas para esgoto continua em Ourinhos
Filipe Zampoli/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região