Caseiro é condenado a 52 anos de prisão por matar companheira com golpes de faca
15/09/2025
(Foto: Reprodução) Fórum de Gurupi
Rondinelli Ribeiro/TJ-TO
A Justiça condenou o caseiro Frank Magno Alves dos Santos a 52 anos de prisão pelo assassinato de Alexsiane Fernandes da Costa. Ela foi morta a facadas durante uma discussão em uma casa em Gurupi, região sul do estado. O condenado não poderá recorrer da sentença em liberdade.
O crime aconteceu em dezembro de 2024 na casa de Frank. O casal estava em um relacionamento há quatro anos. Alexsiane, de 42 anos, teria começado uma discussão por ciúmes e foi atacada por ele com golpes de faca.
Ao g1, a defesa do acusado informou que vai recorrer da sentença.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Durante o julgamento, na sexta-feira (12), o Conselho de Sentença reconheceu que o acusado foi o autor dos golpes e que o crime foi motivado pela condição de gênero feminino da vítima, dentro de um contexto de violência doméstica e familiar. Os jurados também concluíram que o crime foi cometido com um recurso que dificultou a defesa da vítima, que recebeu o ataque pelas costas.
O juiz Jossanner Nery Nogueira Luna fixou a pena em 52 anos e 6 meses. Conforme a sentença, foi levada em consideração a reincidência do réu e duas causas de aumento: o fato de a vítima ser mãe de adolescentes e de uma pessoa com deficiência; e a forma de execução do crime, que impossibilitou a defesa de Alexsiane.
LEIA TAMBÉM
Homem mata mulher com facada, confessa crime ao primo e foge, diz PM
Suspeito de matar mulher com facada e fugir depois de confessar crime ao primo é preso pela PM
Batida entre carro e moto deixa dois mortos e um ferido em avenida de Palmas
Além da pena de reclusão, ele foi condenado a pagar uma indenização de R$ 100 mil aos herdeiros da vítima. O condenado estava preso preventivamente e permanecerá detido. Ele não poderá recorrer em liberdade e deverá cumprir a pena em regime inicial fechado.
Relembre o crime
Conforme a Polícia Militar, Alexsiane teve ferimento na região do pulmão. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve no local e tentou reanimar a mulher, mas ela não resistiu e morreu.
Uma testemunha informou à polícia que estava na casa e ouviu uma discussão entre seu primo, suspeito do crime, e a vítima. Segundo a polícia, o suspeito teria ido até a testemunha dizendo que havia esfaqueado Alexsiane. Em seguida, ele fugiu do local.
O suspeito foi preso em uma fazenda, no Assentamento 12 de Outubro, após denúncia anônima. No endereço, os policiais foram recebidos pelo próprio acusado.
Após a prisão, o suspeito foi levado para a 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil (CAPC) em Gurupi.
VEJA TAMBÉM: Suspeito de assassinar indígena é preso após ter prisão temporária decretada
Suspeito de assassinar indígena é preso após ter prisão temporária decretada
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
A