Andaime de prédio em construção cair e deixa quatro trabalhadores feridos em Sorocaba; obra foi interditada
18/09/2025
(Foto: Reprodução) Andaime de prédio em construção despenca e deixa quatro feridos em Sorocaba
Letícia Paris/TV TEM
O andaime de um prédio de construção despencou e deixou quatro trabalhadores feridas no início da tarde desta quinta-feira (18), no Jardim do Paço, em Sorocaba (SP). A obra foi interditada até esta sexta-feira (19), quando um engenheiro vai ao local para verificar a estrutura.
Segundo a prefeitura, dois homens e duas mulheres estavam na estrutura, que caiu de aproximadamente quatro metros de altura.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado. Todos os feridos foram levados para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS). A TV TEM apurou que todos tiveram ferimentos leves, estão estáveis e passarão por exames na unidade.
Conforme os bombeiros, quatro viaturas atenderam o caso. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) foi ao local ainda na tarde desta quinta-feira para apurar as causas do acidente.
O chefe regional da Fiscalização do Trabalho em Sorocaba, Ubiratan Vieira, explicou à TV TEM que no momento da queda do andaima, seis trabalhadores estavam na estrutura. Dois deles não tiveram ferimentos.
"Numa situação corriqueira de obra, é comum essa quantidade de pessoas em cima de uma estrutura como essa? Não, não é não, porque uma estrutura dessa aí não suporta seis pessoas. A pressa para terminar, né?", reflete.
Sobre a interdição da obra, Ubiratan explica que depende da verificação da equipe na sexta-feira. "Se morrer alguém, continua interditado. Agora, a partir de amanhã já teremos a fiscalização com o engenheiro especializado em segurança do trabalho. Se ele entender que deve interditar por mais tempo, ele vai fazer isso.
Em nota, a Construtora Planeta, responsável pelas obras onde o acidente ocorreu, lamentou o acidente e se solidarizou com os quatro funcionários que, segundo a empresa, são contratados por uma empresa terceirizada.
"A Planeta informa que a empresa terceirizada foi notificada sobre o ocorrido e segue prestando auxílio aos envolvidos, que foram encaminhados para uma avaliação médica completa. As causas do acidente serão devidamente investigadas", reforçou.
"Em vista do acontecimento, intensificaremos nossas ações de segurança do trabalho, ratificando nosso comprometimento em zelar pela correta operação de nossos canteiros e pelo bem-estar de todos os trabalhadores", completou.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM